quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ilustração com Retalho

Ilustração feita com referencia no trabalho do ilustrador Junior Lopes para a aula de Desenho de Expressão e Representação (2ª fase Design/UNERJ).


Junior Lopes - Paraense da cidade de Castanhal, mas morando em São Paulo, Junior Lopes tem um trabalho bastante variado, atuando como ilustrador, cartunista, quadrinista, retratista e desenhista de moda.
Mas é com os seus retratos feitos a partir de retalhos de tecido que seu trabalho ganha força, expressividade e originalidade sem igual.
E essa originalidade acabou projetando seu nome no exterior, onde tem exposições planejadas em Moçambique e Alemanha, além de ter exposto seus trabalhos em Porto Alegre, no ano passado.





Fonte textos e imagens: Revista Ilustrar - 07/2008

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Biombo de Tubete de Papelão

Este trabalho realizamos na aula de Oficina de Integração Criativa (1ª fase de Design - Unerj) e o objetivo era explorar a linha, o ponto e a articulação.

Equipe: Bárbara Engelmann, Eduardo Gaspar Jr, Isabela Schreiber, Luana Prá Bernardes e Crisiane Cassol.
Produto: Biombo de Tubete
Materiais Utilizados: Tubete de papelão, barbate de algodão, furadeiera e agulhas.

Primeiramente separamos os tubetes:

Marcamos os quatro pontos por onde passa os fios:

Após, furamos:

Logo, criamos agulhas para passar o barbante, as agulhas tinham as pontas levemente tortas para facilitar a passagem pelos furos menores, eram utilizadas quatro agulhas já que trabalhavamos com quatro fios por costura:


Dessa forma fomos "costurando" os tubetes:






E o resultado final:





Ainda é possível aumentar o tamanho do biombo apenas adicionando mais tubetes. A corda que "fecha" o rolo do biombo foi feita a partir do trançado dos fios da costura do tubete. Além disso esse trabalho permite ter outras utilizações, basta usar a criatividade!

Até.